Anos Finais

6º ao 9º Ano

O processo de aprendizagem torna-se nessa fase mais profundo, exigente, formalizado.

Traz novos conhecimentos e desafios, que estimulam a progressiva conquista da autonomia. Representa a potencialização do que foi trabalhado desde a Educação Infantil. O 6º ano marca uma sensível ampliação do universo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando as suas experiências escolares.

O trabalho organiza-se de modo a possibilitar aos estudantes o aprendizado dos conteúdos formais e simultaneamente desenvolver habilidades essenciais para seu crescimento e autonomia. Para tanto, o Colégio oferece aos alunos diferentes possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e expressar opiniões, bem como fazer escolhas e intervenções. Para administrar cada disciplina, os alunos terão de se organizar e se apropriar da nova estrutura de funcionamento, em função da ampliação da grade curricular e da entrada de vários professores. A equipe de professores e o professor tutor dedicam-se a trabalhar, com os alunos do 6º ano, os procedimentos relacionados à organização da rotina escolar, com vistas à apropriação pelo aluno do seu próprio processo de aprendizagem. Isso envolve a tomada de consciência, por parte do aluno, quanto à importância de:

• Ampliar a habilidade de anotar compromissos na agenda, tendo em vista os vários professores, prazos, horários de aulas.
  • Ele precisa também aprender a selecionar o material que fica na escola e o que deve ser levado para casa.
  • Aprofundar as formas e os caminhos de aquisição de um peculiar modo de estudo.
  • Ampliar a responsabilidade que lhe cabe na relação entre ensino e aprendizagem, particularmente no que toca ao estudo.
  • As mudanças no Ensino Fundamental 6º ao 9º são percebidas como aquisição de um novo e importante status escolar. Os alunos encaram essas transformações como desafios que precisam superar e fazem isso de forma ativa e positiva. Alguns desses desafios são:
  • Saber que cada disciplina é parte do conhecimento humano e que somente a articulação entre elas abre caminho para a compreensão do mundo.
  • Aprofundar a capacidade de registro, compreendendo que esse fazer é um processo de aprendizagem em si, um material de acompanhamento e de consulta.
  • Pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informação de forma crítica, em função das situações-problema ou das questões colocadas.
  • Aprofundar o uso das tecnologias de informação e comunicação no percurso de sua aprendizagem.
  • Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte Inglês, Música, Educação Física, Cultura Maker, Cidadania e Empreendedorismo (Modalidades trabalhadas interdisciplinarmente)
  • Ao final do Ensino Fundamental, o aluno terá interiorizado as seguintes habilidades necessárias à progressão de sua vida escolar:
  • Autonomia para aprender, por meio da leitura, da escrita e do cálculo
  • Compreensão do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores sociais
  • Conhecimento e habilidades imprescindíveis à continuidade dos estudos no Ensino Médio
  • Valores indispensáveis à convivência familiar e social, visando também ao bem-estar coletivo