Anos Iniciais

1º ao 5º Ano

Um dos principais desafios do aluno do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano é o domínio do sistemade escrita – o que acontece progressivamente e lhe permite atingir as competências de leitura e produção escrita em diferentes gêneros textuais. Nesse nível de escolaridade, o aluno adquire habilidades fundamentais para tornar-se um leitor proficiente, capaz, além disso, de produzir textos escritos com coerência e coesão.

Ele passa também pela experiência da produção oral em gêneros formais, tais como seminários, debates e “contação” de histórias.

O estudante do Ensino Fundamental vive um aumento gradual das exigências no cotidiano escolar e de solicitações em relação à sua autonomia, envolvendo cuidados com o próprio material, organização e cumprimento dos estudos em sala de aula e em casa. Inicia então, formalmente, o caminho do estudo. Compete à escola ensiná-lo, incentivá-lo e dar-lhe condições para que compreenda a importância do estudo.

Ele é estimulado a compreender que entre o ensino e a aprendizagem há um elo intermediário fundamental, o estudo. É também papel da escola levá-lo a compreender que estudar engloba não só o que se faz em sala de aula, mas também outras atividades realizadas fora do espaço da escola, como os trabalhos de campo e os estudos em casa.

O Colégio procura investir significativamente nas práticas investigativas e nos trabalhos interdisciplinares. Ao investigar, o aluno depara-se com importantes desafios, como elaborar e explicitar as questões pesquisadas, planejar, saber consultar livros, sites e outras fontes de pesquisa, além de organizar-se com diferentes leituras, cooperando com o trabalho em grupo. Esse processo permite que, ao final do ciclo, o aluno tenha se apropriado de ferramentas básicas para realizar, com maior autonomia, as suas investigações e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. Os projetos interdisciplinares podem acontecer a partir de diferentes contextos de ensino. O professor polivalente, junto com seus pares e com apoio da coordenação, é o principal articulador do trabalho. Por meio do programa proposto pela escola, o professor articula, nos projetos, tanto as demandas de seu grupo como os conteúdos mais específicos das áreas do conhecimento. Tais projetos envolvem trabalhos em sala de aula, pesquisas, registros, saídas a campo e apresentações.

Língua Portuguesa – Matemática – História – Geografia –Ciências – Arte –Cidadania Moral e Ética – Empreendedorismo – Inglês- Música – Educação Física

Extracurriculares: Ballet / karatê