Cursos

Educação Infantil

No CMP, a aprendizagem acontece tanto nas brincadeiras livres como nas atividades propostas a partir de situações pedagógicas de natureza diversa.

O desenvolvimento das atividades na Educação Infantil divide-se em conteúdo para cada grupo de alunos, reunidos por faixa etária, Mini Maternal, Maternal I, Maternal II, Jardim e Pré.

Os conhecimentos distribuem-se em diversas linguagens: oral, escrita, matemática, científica, das artes e do corpo, e de conhecimentos sociais.

A partir de interações, o professor elabora projetos que são articulados e alterados quando necessário, traçando um mapa de percurso. Os espaços são organizados, de forma intencional, para favorecer o uso das linguagens plástica, musical e cênica, bem como do desenho e da brincadeira.

A escrita, a matemática e a geometria também compõe o leque das possíveis linguagens que favorecem a ação da criança, que as experimenta em grupo ou individualmente, exercitando a independência e criatividade.

O currículo da Educação Infantil é organizado principalmente por projetos, o que pressupõe uma visão interdisciplinar do conhecimento e a ideia de que o pensamento se estabelece em rede, articulado e fundado nas relações afetivas e sociais.

O trabalho com projetos favorece a cooperação entre as crianças, a troca de informações e o uso das diversas linguagens na representação de suas verdades provisórias.

Ao término da Educação Infantil, o aluno terá adquirido competências essenciais à continuidade de sua vida escolar, tais como:

Noções básicas de leitura e escrita

Compreensão do ambiente natural e social

Capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas

Desenvolvimento do raciocínio lógico

Incorporação de conceitos de Cidadania Moral e Ética

Linguagem – Matemática – Natureza e Sociedade- Arte – Inglês – Música – Movimento e Corpo

 

  • Manhã – 8h00 às 12h00
  • Tarde – 13h00 às 17h00
  • Semi-Integral – Até 8 horas por dia com almoço
  • Integral – Até 12 horas por dia com almoço e jantar

Séries Iniciais

1º ao 5º Ano

Um dos principais desafios do aluno do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano é o domínio do sistemade escrita – o que acontece progressivamente e lhe permite atingir as competências de leitura e produção escrita em diferentes gêneros textuais. Nesse nível de escolaridade, o aluno adquire habilidades fundamentais para tornar-se um leitor proficiente, capaz, além disso, de produzir textos escritos com coerência e coesão.

Ele passa também pela experiência da produção oral em gêneros formais, tais como seminários, debates e “contação” de histórias.

O estudante do Ensino Fundamental vive um aumento gradual das exigências no cotidiano escolar e de solicitações em relação à sua autonomia, envolvendo cuidados com o próprio material, organização e cumprimento dos estudos em sala de aula e em casa. Inicia então, formalmente, o caminho do estudo. Compete à escola ensiná-lo, incentivá-lo e dar-lhe condições para que compreenda a importância do estudo.

Ele é estimulado a compreender que entre o ensino e a aprendizagem há um elo intermediário fundamental, o estudo. É também papel da escola levá-lo a compreender que estudar engloba não só o que se faz em sala de aula, mas também outras atividades realizadas fora do espaço da escola, como os trabalhos de campo e os estudos em casa.

O Colégio procura investir significativamente nas práticas investigativas e nos trabalhos interdisciplinares. Ao investigar, o aluno depara-se com importantes desafios, como elaborar e explicitar as questões pesquisadas, planejar, saber consultar livros, sites e outras fontes de pesquisa, além de organizar-se com diferentes leituras, cooperando com o trabalho em grupo. Esse processo permite que, ao final do ciclo, o aluno tenha se apropriado de ferramentas básicas para realizar, com maior autonomia, as suas investigações e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. Os projetos interdisciplinares podem acontecer a partir de diferentes contextos de ensino. O professor polivalente, junto com seus pares e com apoio da coordenação, é o principal articulador do trabalho. Por meio do programa proposto pela escola, o professor articula, nos projetos, tanto as demandas de seu grupo como os conteúdos mais específicos das áreas do conhecimento. Tais projetos envolvem trabalhos em sala de aula, pesquisas, registros, saídas a campo e apresentações.

Língua Portuguesa – Matemática – História – Geografia –Ciências – Arte –Cidadania Moral e Ética – Empreendedorismo – Inglês- Música – Educação Física

Extracurriculares: Ballet / karatê

Séries Finais

6º ao 9º Ano

O processo de aprendizagem torna-se nessa fase mais profundo, exigente, formalizado.

Traz novos conhecimentos e desafios, que estimulam a progressiva conquista da autonomia. Representa a potencialização do que foi trabalhado desde a Educação Infantil. O 6º ano marca uma sensível ampliação do universo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando as suas experiências escolares.

O trabalho organiza-se de modo a possibilitar aos estudantes o aprendizado dos conteúdos formais e simultaneamente desenvolver habilidades essenciais para seu crescimento e autonomia. Para tanto, o Colégio oferece aos alunos diferentes possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e expressar opiniões, bem como fazer escolhas e intervenções. Para administrar cada disciplina, os alunos terão de se organizar e se apropriar da nova estrutura de funcionamento, em função da ampliação da grade curricular e da entrada de vários professores. A equipe de professores e o professor tutor dedicam-se a trabalhar, com os alunos do 6º ano, os procedimentos relacionados à organização da rotina escolar, com vistas à apropriação pelo aluno do seu próprio processo de aprendizagem. Isso envolve a tomada de consciência, por parte do aluno, quanto à importância de:

  • Ampliar a habilidade de anotar compromissos na agenda, tendo em vista os vários professores, prazos, horários de aulas.
  • Ele precisa também aprender a selecionar o material que fica na escola e o que deve ser levado para casa.
  • Aprofundar as formas e os caminhos de aquisição de um peculiar modo de estudo.
  • Ampliar a responsabilidade que lhe cabe na relação entre ensino e aprendizagem, particularmente no que toca ao estudo.
  • As mudanças no Ensino Fundamental 6º ao 9º são percebidas como aquisição de um novo e importante status escolar. Os alunos encaram essas transformações como desafios que precisam superar e fazem isso de forma ativa e positiva. Alguns desses desafios são:
  • Saber que cada disciplina é parte do conhecimento humano e que somente a articulação entre elas abre caminho para a compreensão do mundo.
  • Aprofundar a capacidade de registro, compreendendo que esse fazer é um processo de aprendizagem em si, um material de acompanhamento e de consulta.
  • Pesquisar, selecionar, organizar e interpretar a informação de forma crítica, em função das situações-problema ou das questões colocadas.
  • Aprofundar o uso das tecnologias de informação e comunicação no percurso de sua aprendizagem.
  • Língua Portuguesa – Matemática – História – Geografia –Ciências – Arte – Cidadania Moral e Ética – Empreendedorismo – Inglês- Espanhol –  Música – Educação Física
  • Ao final do Ensino Fundamental, o aluno terá interiorizado as seguintes habilidades necessárias à progressão de sua vida escolar:
  • Autonomia para aprender, por meio da leitura, da escrita e do cálculo
  • Compreensão do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores sociais
  • Conhecimento e habilidades imprescindíveis à continuidade dos estudos no Ensino Médio
  • Valores indispensáveis à convivência familiar e social, visando também ao bem-estar coletivo

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